Skip to main content

O que é sustentabilidade empresarial?

Atualmente, fala-se muito em sustentabilidade empresarial, social e até emocional. E, neste artigo vamos explicar o que é e quem precisa praticá-la.

Tecnicamente, podemos dizer que a sustentabilidade é um conjunto de ações socioeconômicas que proporcionam desenvolvimento sustentável.

Contudo, na prática, é muito mais do que isso e envolve muitos atores: fabricantes, distribuidores, comerciantes e também o consumidor.

Entendendo os conceitos

É muito comum na imprensa, eventos e até em conversas informais aparecerem termos como desenvolvimento sustentável e sustentabilidade os quais, algumas pessoas acreditam serem sinônimos.

Esses termos apareceram pela primeira vez ao grande público, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, também conhecida como Conferência de Estocolmo, Suécia, ocorrida em 1972.

DECLARAÇÃO DE ESTOCOLMO SOBRE O AMBIENTE HUMANO – 1972 – ONU

Essa conferência reuniu, pela primeira vez, líderes de diferentes países para discutir as questões ambientais, como: a poluição e contaminação do ar, solo e das águas, a geração de lixo industrial e doméstico, as inversões térmicas, entre outros temas.

À época, as reações foram as mais antagônicas. Enquanto países desenvolvidos, entre eles os Estados Unidos, acataram as propostas de redução da atividade industrial e poluição; países em desenvolvimento, como o Brasil, reprovaram a decisão e assumiram a posição de “desenvolvimento a qualquer custo”.

O que é desenvolvimento sustentável

Pelos resultados que são sentidos atualmente, entre eles os eventos climáticos violentos, como: enchentes, furacões, aumento da temperatura mundial, degelo na Antártida etc.; podemos concluir que pouco se fez de prático, desde as resoluções de Estocolmo.

E, tudo isso, está relacionado ao desenvolvimento sustentável, que podemos entender como aquele modelo de desenvolvimento que satisfaz às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade de satisfação das necessidades no futuro.

pesca sustentável
agricultura sustentável
energia sustentável

Na prática, quando ouvimos “pesca sustentável”, “agricultura sustentável” ou “energia sustentável”, por exemplo; estamos falando de setores da economia, desenvolvidos pelas empresas ou governos, de forma a produzir bens e serviços e, ao mesmo tempo, proteger o meio ambiente e as comunidades do seu entorno.

O que é sustentabilidade

O que é sustentabilidade

Já a sustentabilidade pode ser entendida como a busca do equilíbrio entre os recursos naturais e o consumo destes para possibilitar maior qualidade de vida das sociedades, dos serviços e de produtos que ela utiliza.
Assim, concluímos que o desenvolvimento sustentável é o que promove e garante a sustentabilidade.

E também, que a sustentabilidade é determinada pela disposição dos integrantes das sociedades – pessoas, empresas e governos; em melhorar as condições sociais, econômicas e ambientais.

A sustentabilidade empresarial

A sustentabilidade empresarial

Diante do que já vimos até aqui, entendemos sustentabilidade empresarial como o as ações promovidas pelas empresas buscando seu crescimento e o desenvolvimento sustentável.

Como exemplo podemos citar o desenvolvimento de produtos e serviços que utilizem menos ou de forma mais racional os recursos naturais, como reúso da água, reciclagem de materiais, redução de envio de rejeitos de estações de tratamento para os aterros, produtos que exigem menos embalagens, entre outros.

Com a crescente conscientização dos consumidores, que estão exigindo uma nova postura de produtos e empresas diante das questões ambientais e sociais, as empresas passaram a colocar a pauta ambiental em seus programas de melhorias e investimentos.

As empresas com essa postura, mostram ao mercado que sua atuação não é benéfica apenas aos proprietários ou acionistas, mas que estão beneficiando os consumidores e toda a sociedade.

Hoje podemos dizer que a sustentabilidade empresarial atua em diferentes frentes temáticas. Um dos exemplos é a sustentabilidade tecnológica que busca ampliar os limites das atividades empresariais por meio da tecnologia e, com isso, compensar os danos ambientais e escassez de recursos naturais.

Um produto comprometido com o futuro

A Pérola dos Tapetes e a Tapetes São Carlos oferecem ao mercado corporativo um revestimento inovador, que atende aos requisitos de sustentabilidade, normas de segurança, design e arquitetura, entre várias outras exigências dos profissionais.

Trata-se do carpete Zyklus. Um produto que utiliza como matéria prima as fibras de polipropileno reciclável e principalmente tem a superfície composta por fibras de poliéster pós consumo – embalagens de Polietileno Tereftalato, material popularmente conhecido como PET recicladas.

As garrafas PET, consideradas umas das vilãs do meio ambiente, por levar de 200 a 600 anos para se decompor, dependendo do local onde for descartada; agora voltam ao ciclo do produto por meio do carpete Zyklus.

Além disso, quando chegar o momento de substituir o revestimento, a A Pérola dos Tapetes será a responsável por recolher o carpete usado, enviá-lo para reciclagem, bem como fornecer um novo carpete Zyklus.

Compromisso com a saúde

As empresas fabricantes do carpete Zyklus, preocupadas com a saúde e bem-estar dos consumidores, oferecem a opção tratada com o agente de inativação do SARS-CoV-2, vírus responsável pela pandemia da Covid-19.

O resultado obtido de inativação viral alcançou 99,99%, sendo considerado muito eficaz para a redução de partículas em até 30 minutos a partir do contato do carpete com o vírus.

A Pérola dos Tapetes acredita que é fundamental que os arquitetos, construtores e consumidores dediquem-se a aprender e usufruir da sustentabilidade como forma de evolução da humanidade, garantindo um planeta melhor para as futuras gerações.

Novos tempos

O ser humano sempre acreditou que o meio ambiente, por sua incrível capacidade de regeneração, era uma fonte exuberante e inesgotável de recursos.
Hoje sabemos que os recursos naturais são finitos e a ação predatória do ser humano pode levar o planeta ao colapso.
Esse apocalipse só será evitado com a ação conjunta e consciente entre todas as pessoas, enquanto consumidores e cidadãos. E, diante da urgência, lembremos sempre dos versos da canção que diz:

“Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Pra melhor juntar as nossas forças
É só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois”

(Sal da Terra – Beto Guedes e Ronaldo Bastos – 1981)

Conheça mais sobre a Pérola dos Tapetes, clicando aqui.

Deixe uma resposta