Skip to main content

Tecnologia a serviço da higienização do carpete

A tecnologia a serviço da higienização dos revestimentos nos ambientes corporativos sempre foi importante para garantir conforto e produtividade da equipe.

A higienização em geral ganhou destaque nos últimos anos em razão da pandemia e, com isso, novas tecnologias foram desenvolvidas visando o bem-estar das pessoas. Cada tipo de revestimento de piso requer procedimentos específicos de limpeza, varrer, aspirar, mop úmido, enceradeira e outros.

Com os carpetes não pode ser diferente, a manutenção periódica é a melhor forma de ampliar a vida útil deste revestimento, assim como garantir a sua funcionalidade como um verdadeiro filtro para o ambiente.

A qualidade de vida dos ambientes

Em 1982, a Organização Mundial da Saúde alertou sobre a “Síndrome do Edifício doente – SED”, onde as condições ambientais internas dos edifícios comerciais, salas, escritórios e áreas comuns, têm relação direta com a saúde e produtividade das pessoas.

Tecnologia a serviço da higienização dos revestimentos

A Associação Americana de Pneumologia, tendo como base as grandes cidades norte americanas, estimou que os edifícios doentes causam um prejuízo de mais de 100 bilhões de dólares, resultando em despesas médicas, faltas ao trabalho e baixa produtividade.

As causas da SED foram estudadas e são bastante conhecidas. A manutenção incorreta dos revestimentos de pisos e paredes, sistema de climatização, entre outros. Estes, com o passar dos anos, concentram poluentes biológicos e químicos e isso pode causar doenças.

Outra possibilidade de desenvolvimento da SED é em razão de problemas estruturais, imóveis com umidade, rachaduras, entre outros; ou o uso de materiais de baixa qualidade na construção e acabamento.

No Brasil, após o falecimento por insuficiência respiratória, em 1998, de Sérgio Motta, então ministro das Comunicações na gestão de Fernando Henrique Cardoso, algumas ações foram tomadas pela Esplanada dos Ministérios para mitigar novos casos. À época foi publicada a Portaria 3.523/GM, do Ministério da Saúde que determinava “medidas básicas de verificação visual de limpeza, remoção de sujidades por métodos físicos e manutenção do estado de integridade e eficiência dos componentes do sistema de climatização”.

Cinco anos depois, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, publicou a Resolução nº 9, de 16 de janeiro de 2003, onde detalha as fontes de poluição e as medidas para eliminá-las. E, finalmente em 2018 foi promulgada a Lei 13589 que determina que: “Todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizado artificialmente devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes”.

Higienização e tecnologia

Para atender à legislação vigente, garantir maior bem-estar e qualidade de vida para as pessoas, bem como ampliar o prazo de vida útil dos revestimentos os usuários, muitas empresas investem em tecnologias e processos para higienização de carpetes e vinílicos corporativos.

A Pérola dos Tapetes trabalha em conjunto com a Millicare Floor & Textil Care, uma empresa com atuação internacional onde, somadas todas as unidades já higienizaram mais 50 milhões de m² de carpete/ano.

A empresa

A Millicare foi fundada em 1996 e, três anos depois já trazia sua tecnologia para o Brasil, com a patente de um conceito exclusivo na manutenção de têxteis, com processos e práticas sustentáveis, otimizando recursos e tempo de execução durante a higienização.

Em razão das pesquisas e aperfeiçoamentos, a Millicare alcançou certificação em renomados órgãos nacionais e internacionais, como Green Seal, Carpet and Rug Institute (CRI), Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) e, no Brasil, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Manutenção nos ambientes corporativos sempre foi importante para garantir conforto e produtividade da equipe.

O Programa de higienização dos carpetes

A orientação da Millicare para seus clientes é de que, mais do que um serviço de limpeza de carpetes, é preciso de um programa de manutenção eficiente.

A MilliCare desenvolve um estudo do fluxo de utilização dos ambientes e faz visitas periódicas para verificação e controle. Isso aumenta consideravelmente a vida útil do carpete e requer menos intervenções, menor custo com melhor resultado.

Quando falamos de higienização de forma adequada áreas corporativas, o custo médio por metro quadrado da manutenção no carpete é equiparado ao custo de manutenção do porcelanato.

Os processos Millicare

O processo Millicare é customizado de acordo com o fluxo de pessoas em cada espaço e está dividido em etapas.

Iniciamos com a aspiração do carpete, removendo todas as partículas sólidas e com o pré condicionamento, aplicando um produto de limpeza especifico para carpetes, que ficará agindo por alguns minutos. Em seguida o polímero milliCare é distribuído na superfície do carpete, atraindo e retendo toda a sujidade por cerca de 30 minutos, por fim, as partículas agregando a sujidade são aspiradas e o ambiento já está liberado para o tráfego de pessoas.

Os produtos químicos utilizados pela Millicare são aprovados pela ANVISA, não são nocivos para a saúde humana ou de pets, são ideais para a aplicação em ambientes corporativos.

A parceria A Pérola dos Tapetes e Millicare

A Pérola dos Tapetes firmou uma parceria com a Millicare para oferecer ainda mais comodidade e saúde para seus clientes.

Nessa parceria, as empresas trabalharão juntas, oferecendo a higienização e manutenção da limpeza do novo carpete sustentável ZYKLUS adquiridos pelos clientes corporativos. São diversos pacotes de serviços, para os mais diversos volumes de carpete.
Diversas são as vantagens desta parceria, começando pelo baixo impacto ambiental, pois os produtos utilizados pela milliCare são certificados e não requerem consumo de água no processo. Além disso, o carpete Zyklus é fabricado com matéria prima pós consumo.

O cliente por sua vez, desfruta do moderno carpete Zyklus, sustentável, de rápida aplicação e com o melhor conforto termo acústico que pode existir para áreas corporativas, um verdadeiro filtro para o seu ambiente.

Higienização de baixo custo e executada com tecnologia certificada mundialmente, fecha o pacote de benefícios.
Tudo isso para garantir mais saúde, bem-estar nas empresas e maior durabilidade do carpete, protegendo o seu investimento por anos.

Para conhecer nossos produtos e serviços, clique aqui ou venha nos visitar.

Deixe uma resposta