Skip to main content

A importância da Sustentabilidade e Arquitetura

Aparentemente conflitantes, os conceitos de sustentabilidade e Arquitetura vêm ganhando espaços e adeptos, para ditar um estilo de vida consciente.
Entre os inúmeros conceitos de sustentabilidade, podemos ficar com este que orienta: “processo de desenvolvimento que atende às necessidades de nosso tempo, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às próprias necessidades”.
Por essa razão, é urgente a humanidade repensar seu comportamento em relação às questões ambientais e, cada vez mais, buscar novas estratégias para as intervenções humanas.

A Arquitetura sustentável

Pensar em Arquitetura sustentável não se limita apenas a projetos que se proponham à preservação da natureza.
É muito mais do que isso. É buscar a otimização dos recursos naturais do entorno e a minimização dos danos que a obra e os materiais que serão utilizados possam causar ao ecossistema onde será instalada.
Desta forma, ao unir sustentabilidade e Arquitetura, é exigida uma nova postura, com preocupação em poupar água e recursos naturais disponíveis, aproveitar a luz solar para aquecimento e geração de energia, captação de águas da chuva ou sistema de água de reuso.
A utilização de materiais construtivos que não agridam ou poluam o meio ambiente e a reutilização ou o descarte correto de rejeitos de obras e entulhos, também devem ser levados em conta.

Os princípios

Assim, conforme o que foi citado anteriormente, podemos afirmar que a Arquitetura sustentável está amparada pelos seguintes princípios:
Incentivar o uso consciente de recursos e materiais;

  • Planejar de forma integrada, visando as pessoas, o meio ambiente e os recursos disponíveis;
  • Respeitar as limitações do entorno da obra e da comunidade em que está inserida;
  • Atender plenamente às legislações vigentes;
  • Promover a praticidade de habitação e deslocamentos.

Os materiais sustentáveis

As questões ambientais estão presentes em todos os setores da sociedade, buscando orientar fabricantes e consumidores para a urgência do tema.
Por isso, a escolha dos materiais durante a construção, reforma ou decoração de imóveis é muito importante.
A escolha do revestimento adequado para cada ambiente, para cada utilização, além da sustentabilidade deverá prever outros fatores, como por exemplo: tráfego de pessoas, utilização de cadeiras com rodizio, a redução de partículas em suspensão, a temperatura e o conforto nas diferentes estações do ano.

Um produto comprometido com o futuro

A Pérola dos Tapetes e a Tapetes São Carlos oferecem ao mercado corporativo um revestimento inovador, que atende aos requisitos de sustentabilidade, normas de segurança, design e arquitetura, entre várias outras exigências dos profissionais.

Trata-se do carpete Zyklus. Um produto que utiliza como matéria prima as fibras de polipropileno reciclável e principalmente tem a superfície composta por fibras de poliéster pós consumo – embalagens de Polietileno Tereftalato, material popularmente conhecido como PET recicladas.

As garrafas PET, consideradas umas das vilãs do meio ambiente, por levar de 200 a 600 anos para se decompor, dependendo do local onde for descartada; agora voltam ao ciclo do produto por meio do carpete Zyklus.

Além disso, quando chegar o momento de substituir o revestimento, a A Pérola dos Tapetes será a responsável por recolher o carpete usado, enviá-lo para reciclagem, bem como fornecer um novo carpete Zyklus.

Compromisso com a saúde

As empresas fabricantes do carpete Zyklus, preocupadas com a saúde e bem-estar dos consumidores, oferecem a opção tratada com o agente de inativação do SARS-CoV-2, vírus responsável pela pandemia da Covid-19.

O resultado obtido de inativação viral alcançou 99,99%, sendo considerado muito eficaz para a redução de partículas em até 30 minutos a partir do contato do carpete com o vírus.

A Pérola dos Tapetes acredita que é fundamental que os arquitetos, construtores e consumidores dediquem-se a aprender e usufruir da sustentabilidade como forma de evolução da humanidade, garantindo um planeta melhor para as futuras gerações.

Deixe uma resposta

Open chat