Skip to main content

O Impacto positivo dos carpetes nas doenças respiratórias

Nos últimos anos, as doenças respiratórias ganharam os noticiários e a atenção das pessoas, que passaram a dar maior importância à saúde.

Isso foi em razão da pandemia, que exigiu que alguns hábitos precisassem ser adotados e outros mudados, para garantir a saúde e segurança das pessoas, principalmente, em ambientes internos.

Historicamente, os carpetes sempre foram apontados como causadores de diversas doenças, geralmente, sem respaldo técnico ou científico para as afirmações.

A reação do setor

Com a pandemia da Covid-19, o carpete foi alvo de fortes ataques, inclusive com notícias que determinavam a retirada desse revestimento.

Para orientar mercado e a imprensa, os fabricantes criaram a Câmara Técnica de Revestimentos de Pisos Corporativos e Residenciais da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção).

Essa Câmara, em conjunto com uma equipe multidisciplinar, formadas por fabricantes, distribuidores, arquitetos, engenheiros, pesquisadores e técnicos, lançou, em 2021, o Guia Oficial ABRITAC – Comitê de Tapetes, Carpetes e Capachos.

O Guia Oficial

Nas páginas iniciais, o Guia Oficial afirma que o objetivo é ganhar a confiança do consumidor e fortalecer a imagem dos produtos – carpete, tapete e capachos – comprovando que são saudáveis e amigáveis para ambientes comerciais e residenciais, desde que bem especificados e com manutenção profissional de qualidade.

A publicação ainda desmistifica a crença popular, afirmando: “Tapetes, carpetes e capachos não são apenas aliados da decoração, conforto térmico e acústico em praticamente todos os tipos de espaços. Mais do que isso, têm a capacidade de atrair e reter as partículas que ficam em suspensão nos ambientes, funcionando como “filtros” colaboram com a boa qualidade do ar interno. Porém, desde que corretamente mantidos”.

Guia Oficial ABRITAC

Higiene é saúde

Além da Covid-19, que é causada por um vírus, existem várias outras doenças respiratórias que estão relacionadas a outras causas, como ácaros e mofos.

As mais comuns são a rinite, asma e a sinusite. Porém, todas as doenças respiratórias exigem cuidado e uma atenção especial à limpeza do ambiente, não apenas do carpete, mas, também, de cortinas, móveis e objetos.

Contudo, a falta de informação qualificada e correta foi a principal causadora da crença de que carpetes são prejudiciais à saúde.

Na realidade, o carpete pode ser considerado um filtro para o ambiente. Ele retêm a poeira, detritos, pólen e compostos orgânicos voláteis (COVs) melhorando a qualidade do ar nos ambientes internos.

Como outros filtros, ele também precisa de manutenção, higienização adequada e regular para poder atuar corretamente e como foi projetado.

A higiene correta do ambiente garante aos ocupantes maior bem-estar e conforto. No caso de empresas, envolve, além dos colaboradores, também os clientes, influenciando diretamente na produtividade e nos resultados.

A higienização do ambiente para reduzir doenças respiratórias

Cada ambiente, seja ele corporativo ou residencial, têm suas especificidades e pedem técnicas distintas para a limpeza e manutenção.

No caso dos carpetes, é fundamental que seja realizada no dia a dia com bons produtos, equipamentos e com a boa informação do consumidor, bem como periodicamente por profissionais e equipamentos qualificados, utilizando produtos registrados e aprovados pela Agência Nacional de Saúde – Anvisa.

É importante lembrar que os cuidados e a manutenção devem ser periódicos para garantir o bem-estar e a longevidade dos carpetes.
Para uma higienização preventiva, deve-se fazer:

  • Aspiração semanal de rotina e remoção de manchas.
  • O ar circular pelo ambiente.
  • O sol entrar no ambiente, sempre que possível.
  • Uso de produtos indicados pelo fabricante ou técnico especializado.
  • Uso de barreira (capacho) de contenção nas portas de entrada.

Com hábitos rotineiros de higiene e limpeza dos carpetes, além de procurar sempre a informação correta sobre os produtos, é possível evitar as doenças respiratórias e criar um ambiente saudável, bem decorado e confortável.

Conheça mais sobre os produtos de A Pérola dos Tapetes, clicando aqui.