Skip to main content

O ESG e sua importância para todas as empresas

Há algum tempo, a única preocupação de investidores e acionistas era o retorno que um empreendimento poderia proporcionar, ou seja, o lucro. Mas o mundo está mudando e a sigla ESG vem comprovar isso.

Da sigla ESG, em inglês Environmental, Social and Governance, que em tradução livre temos Ambiental, Social e Governança e na prática pode ser entendida como o conjunto de critérios e práticas que os investidores estão considerando quando buscam empresas que apresentam índices socialmente responsáveis.

Esses índices representam muito mais que simples estatísticas, demonstram práticas sustentáveis e holísticas que envolvem colaboradores, gestores, comunidade e investidores.

Os três pilares

Pesquisa da Confederação da Indústria Britânica apontou que dois terços dos investidores associados consideram os fatores ESG ao investir de uma empresa em suas análises de investimentos sustentáveis.

Isso significa que o ESG tem o potencial de expandir empresas, melhorar negócios e ainda beneficiar o meio ambiente e a comunidade, enquanto ela mesma se desenvolve.

Os três pilares são:

esg - ambiental

Ambiental

Ao analisar os impactos ambientais que suas atividades produzem, as empresas percebem, imediatamente, a redução de custos com:

  • Redução de energia e/ou uso de fontes renováveis de energia.
  • Desenvolvimento de produtos e embalagens mais ecológicos.
  • Implementação de políticas visando eliminação de desperdícios em todos os setores e atividades.
  • Apoio à coleta seletiva e reciclagem.
  • Redução de emissão de carbono. Por exemplo: iluminação de LED e carros elétricos.

Social

O aspecto social se concentra nos impactos gerados pela empresa, principalmente, na comunidade onde está inserida e também no local de trabalho.
Isso passa pela equidade de oportunidades, saúde física e mental dos colaboradores, desenvolvimento de fornecedores locais de suprimentos, entre outros.
Assim, a Igualdade e a justiça são determinantes para esse pilar. Exemplos de práticas de negócios sociais e éticas incluem:

  • Garantia de segurança de dados e dos produtos oferecidos aos consumidores.
  • Cumprimento de todos os direitos trabalhistas internamente e em toda a cadeia de atuação da empresa.
  • Oferecer treinamentos e desenvolvimento para todos os colaboradores.
  • Apoiar a saúde e a segurança e o bem-estar.
  • Promover a igualdade com políticas à favor da diversidade e inclusão.
  • Investir em projetos comunitários locais.
esg - social
esg - governança

Governança

Ela diz respeito aos processos de tomada de decisões, relatórios e a logística de administrar uma empresa.
Assim, ela fiscaliza comportamento ético e a transparência da empresa em relação às partes interessadas.
A governança complementa os pilares anteriores do ESG, uma vez que analisa a transparência e a tomada de decisões desses aspectos.
Exemplos de práticas de governança incluem:

  • Realizar negócios de forma ética, como evitar o suborno.
  • Garantia da diversidade em qualquer equipe de liderança.
  • Oferecer relatórios e dados precisos para as partes interessadas sobre: desempenho financeiro, estratégia de negócios. operações etc.
  • Garantir o comprometimento de líderes e suas equipes no gerenciamento de risco e desempenho.

Uma prática para empresas de todos os portes

esg - Os três pilares-min

Quando se fala em ESG, muitos empreendedores pensam que, apenas as grandes corporações ou empresas em busca de investidores, devem adotar essas práticas.

Isso não é verdade, adotar uma estrutura de ESG traz benefícios para empresas de todos os portes.

Entre eles estão a melhora da reputação da empresa; a atração e retenção de mão de obra especializada; redução de custos operacionais, como já foi citado; conquista de novos clientes, estes cada vez mais exigentes e conscientes.

Os próximos passos

Os desafios globais são complexos e exigem uma nova e mais abrangente postura dos empreendedores.

No Brasil, parte das práticas propostas pelo ESG, como a redução na geração de resíduos e economia de recursos naturais já estão na pauta de muitas empresas, porém, é preciso ir além.

A diversidade da sociedade deve ser refletida nas equipes. A equidade étnica e de gênero precisa ser aplicada e exigida em todos os departamentos, inclusive para ocupar cargos de liderança.

A Pérola dos Tapetes participa ativamente para oferecer produtos e serviços que atendam as melhores práticas do ESG.

Exemplo disso é a o carpete ecológico Zyklus, produzido a partir de matérias-primas recicláveis, como as fibras de poliéster pós-consumo de garrafas PET (Polietileno Tereftalato).

Trata-se de um produto comprometido com o meio ambiente e com a saúde dos consumidores, pois pode receber um tratamento de inativação viral, reduzindo a ação dos vírus, em até 99,99%, inclusive o da Covid-19.

Conheça mais sobre a Pérola dos Tapetes, clicando aqui.